Anterior
Próximo

O que você deveria saber sobre mastigação – Elaine Maciel

Bom dia, pessoinhas lindas! 🌹

🗣Hoje vou falar um pouco sobre o que vocês deveriam saber sobre a Mastigação. Considero um assunto de bastante relevância, vocês vão gostar de saber.

🤔Quantos de vocês sabiam que a digestão se inicia na boca? Sim, se inicia na boca, através da mastigação, que quebra os alimentos e nutrientes em partículas menores para serem melhor digeridas e mais facilmente absorvidas pelo nosso organismo. Durante a mastigação é produzida uma enzima que facilita a quebra desses nutrientes, a amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido, que são os carboidratos. Esse é só o início da digestão.

💡 Um alimento bem mastigado é melhor digerido e os nutrientes melhor absorvidos pelo organismo. Teremos um esvaziamento gástrico mais lento, sendo assim, maior sensação de saciedade, o que auxilia no emagrecimento. Devemos dar total atenção a esse momento. Um momento, que considero, tão prazeroso, que é a hora de se alimentar. Portanto, ao realizar a sua refeição se organize, separe um tempo para esse momento, coma com atenção plena, em um local calmo, sem distrações, sem pressa e mastigue bem os alimentos. Existem estudos que nos sugerem mastigar, pelo menos, 43 vezes de cada lado, para uma boa digestão.

❌Em contrapartida, quando você não realiza a mastigação correta, de forma mais lenta a amilase não é produzida adequadamente e o cérebro não reconhece que é o momento da digestão, prejudicando para que tenhamos
a digestão adequada e nos causando alguns desconfortos…
Entre eles: Azia, gases, dor no estômago…

❤Vamos tratar esse momento como um auto cuidado, cuidado com o seu corpo, com a sua saúde, com a sua mente.

♀ Se cuide!

🍉Hábitos de vida saudáveis? Vem com a nutri!

🌞Tenham um excelente final de semana e até o próximo post.

Elaine Maciel é autora desse artigo.