Anterior
Próximo

Flacidez – Claudia Rangel

A  Flacidez é um sinal bastante comum do envelhecimento da pele, tanto no rosto, quanto no corpo. Ela é caracterizada pela falta de fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina. Existem dois tipos de flacidez, a muscular e a tissular (pele).

A flacidez muscular é ocasionada pelo enfraquecimento do músculo devido a falta de estímulos tanto no corpo como na face, já a flacidez da pele ou tissular é causada pela perda gradativa das fibras de colágeno e elastina. Sem estas fibras a pele fica flácida e sem sustentação.

Como surge a flacidez – O surgimento da flacidez está relacionado, principalmente, à queda de algumas substâncias no organismo, como o colágeno, que promove firmeza, sustentação e elasticidade à pele, e o ácido hialurônico, que é a molécula responsável por deixar a pele hidratada e preenchida, garantindo os contornos faciais. Com o avanço da idade e a diminuição da síntese dessas substâncias, a flacidez e os sinais do envelhecimento da pele ficam mais aparentes. A perda de tônus muscular que ocorre com o envelhecimento também colabora para o surgimento de flacidez na pele. É comum que as pessoas queiram combater a flacidez apenas por conta da aparência, no entanto vale lembrar que, embora incomode, é algo que acontece naturalmente no corpo com o passar do tempo, é uma das consequências do envelhecimento. Isso se dá dentre outros fatores, à genética, má alimentação, alteração hormonal, fumo, falta de atividade física, etc.

Como prevenir a flacidez – Para prevenir a flacidez a sugestão é aumentar a ingestão de água para manter a pele hidratada e consumir alimentos ricos em proteínas, pois eles são fundamentais na manutenção dos músculos, que vão ajudar a preencher a pele flácida. Com o avanço da ciência e tecnologia é possível encontrar um leque de opções em tratamentos estéticos usando aparelhos e terapias combinadas. Também é indicado praticar exercícios físicos regularmente e aplicar cremes específicos para flacidez à base de silícios orgânicos, DMAE, colágeno, diariamente nos locais com maior incidência pois garantem bons resultados.

Cuidados básicos para evitar e prevenir a flacidez – Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo é notório que sua saúde e aparência estejam diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. Você pode prevenir a flacidez desenvolvendo alguns hábitos saudáveis. Ter uma alimentação equilibrada contribui para diminuir e até mesmo prevenir a flacidez. Por isso, invista em alimentos ricos em antioxidantes e proteicos. Se beneficie também do uso do protetor solar diariamente, pois a exposição ao sol sem proteção faz com que a pele perca força.

4 Dicas básicas:

  1. * Evite o excesso de sol (um dos maiores vilões da flacidez é a exposição excessiva ao sol);
  2. * Tenha uma alimentação balanceada;
  3. * Faça massagens;
  4. * Pratique exercícios físicos.

Claudia Rangel é autora desse artigo

Clique aqui para conhecer mais sobre Claudia Rangel