Anterior
Próximo

Arroz e feijão, a dupla perfeita – Elaine Maciel

Olá, pessoas!😎
Hoje a nutri vai falar de um prato muito saboroso e que está muito presente na vida dos brasileiros.
🤔Alguém arrisca?
🏆Quem disse Arroz com Feijão acertou!
📚Segundo o Wikipédia, essa receita não tem origem certa, mas o mais aceito é a de que seria fruto de uma combinação do arroz (de origem oriental) trazido pelos portugueses para o Brasil com o feijão, que já seria consumido por aqui pelos ameríndios. Outra versão afirma que esse prato foi a união do arroz com a feijoada, que tem origem africana ou portuguesa. O que se sabe é que os pratos foram se popularizando por todo o país, passando a ser indispensável da refeição dos brasileiros.
📌O que vocês acham dessa combinação? Essa duplinha quase que inseparável é considerada perfeita, sabem por quê?
👉São fontes de proteína. Enquanto o arroz é rico em metionina e cistina e deficiente em lisina, o feijão é rico em lisina e deficiente em metionina e cistina. A lisina é um aminoácido essencial, enquanto a metionina e a lisina são aminoácidos sulfurados. Ao serem consumidos juntos a absorção da proteína é garantida em quase 80%.
👉É uma combinação rica em carboidratos, um prato rico em nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro. O feijão aliado a algum alimento fonte de vitamina c tem a absorção de ferro potencializada. São também fontes de fibras alimentares.
👉Devemos ter uma atenção especial no preparo do feijão. Não exagerar no sal, não colocar carnes, deixar de molho antes do preparo, por pelo menos 8 horas, para evitar a formação de gases.
❤Eu amo Arroz com Feijão e você?
🍐Hábitos de vida saudáveis?
🤗Vem com a nutri.
💋Beijo e bom final de semana.